Close Menu
  • Home
  • Notícias
    • Brasil
    • Tocantins
    • Entretenimento
    • Politica
    • Cidade
  • Nossa Cidade
  • Locutores
  • Programação
  • Fale Conosco
Facebook Instagram WhatsApp
Rio Verde FM domingo, 27 setembro
Facebook Instagram TikTok
Pedir Música
  • Home
  • Notícias
    1. Brasil
    2. Tocantins
    3. Entretenimento
    4. Politica
    5. Cidade
    6. Ver Todas

    ‘Quero contribuir com a Justiça e não mais com Bruno’, diz irmão do goleiro

    março 10, 2026

    Em depoimento, irmão de Bruno diz saber onde está ossada de Eliza

    março 10, 2026

    Polícia do PI cumpre precatória e ouve testemunhas no caso Eliza Samudio

    março 10, 2026

    Batalha de Rap Macapá terá duelos de rima e venda de comidas típicas no Mercado Central

    setembro 16, 2024

    Família de professora de pilates que morreu após dar entrada em hospital diz que laudo ainda não foi concluído

    setembro 26, 2026

    Suspeito de manter mulher e criança em cárcere é morto durante abordagem policial, diz PM

    setembro 26, 2026

    Após se acorrentar em hospital, mãe consegue vaga para cirurgia do filho em São Paulo; entenda

    setembro 26, 2026

    Saiba quem são as vítimas de acidente com ônibus que deixou 7 mortos e 13 feridos na Bahia

    setembro 26, 2026

    Investigado pela PF, MC Ryan SP diz que ‘deu ruim para quem focou no tigrinho’ após proibição das bets

    setembro 26, 2026

    Luminosidade do cristal de Gal Costa reluz no 81º aniversário da cantora porque ‘coisas sagradas permanecem’

    setembro 26, 2026

    Caetano Veloso faz ‘Coração vagabundo’ bater de novo ao louvar João Gilberto em música do álbum de Cézar Mendes

    setembro 26, 2026

    Pabllo Vittar se move sob rastros de luz na foto da capa do álbum ‘Lost in lust’

    setembro 26, 2026

    Barroso autoriza Marcos Valério a cumprir pena no regime semiaberto

    setembro 16, 2024

    STF perdoa pena de mais dois condenados no mensalão do PT com base no indulto de Temer

    setembro 16, 2024

    Ministro do STF nega revisão de pena para Ramon Hollerbach no mensalão do PT

    setembro 16, 2024

    STF concede liberdade condicional à ex-presidente do Banco Rural Kátia Rabello

    setembro 16, 2024

    Família de professora de pilates que morreu após dar entrada em hospital diz que laudo ainda não foi concluído

    setembro 26, 2026

    Suspeito de manter mulher e criança em cárcere é morto durante abordagem policial, diz PM

    setembro 26, 2026

    Investigado pela PF, MC Ryan SP diz que ‘deu ruim para quem focou no tigrinho’ após proibição das bets

    setembro 26, 2026

    Após se acorrentar em hospital, mãe consegue vaga para cirurgia do filho em São Paulo; entenda

    setembro 26, 2026
  • Nossa Cidade
  • Locutores
  • Programação
  • Fale Conosco
Rio Verde FM
Home»Entretenimento»Nana Caymmi deixa bela resposta ao tempo com discografia pautada pelo rigor e pelo sentimento da voz quente
Entretenimento

Nana Caymmi deixa bela resposta ao tempo com discografia pautada pelo rigor e pelo sentimento da voz quente

maio 1, 2025Nenhum comentário0 Visitas

Nana Caymmi (1941 – 2025) foi umas das grandes cantoras do Brasil
Lívio Campos / Divulgação
♫ OBITUÁRIO
♪ Qualificar Nana Caymmi como uma das maiores cantoras do Brasil é um ato de justiça. Exceto quando estourou em 1998 ao dar voz ao bolero Resposta ao tempo (Cristovão Bastos e Aldir Blanc) em gravação veiculada na abertura da minissérie Hilda Furacão, da Globo, Nana nunca alcançou a popularidade e o alcance de Elis Regina (1945 – 1982), Gal Costa (1945 – 2022) e Maria Bethânia, cantoras como ela projetadas na plataforma dos festivais da canção dos anos 1960.
Mesmo assim, Dinahir Tostes Caymmi (29 de abril de 1941 – 1º de maio de 2025) foi tão grande que ninguém nunca a acusou de se beneficiar de ser filha do gigante Dorival Caymmi (1914 – 2008). Nana foi grande por ela mesma, pela discografia que construiu com a força da personalidade que usava o (mau) humor como defesa.
Essa obra é a bela e perene resposta ao tempo deixada pela cantora ao morrer no início da noite de hoje, 1º de maio, feriado nacional, aos 84 anos, vítima de falência múltipla dos órgãos.
Após meses de internação em hospital para tratar problemas cardíacos e circulatórios, Nana sai de cena na cidade natal em que foi vaiada em 1966 ao se sagrar vencedora do primeiro Festival Internacional da Canção (FIC) com a canção Saveiros, parceria do irmão Dori com Nelson Motta.
Ela disse algumas vezes que pouco se importou com as vaias. E devia estar mesmo falando a verdade, pois Nana nunca fez tipo com jornalistas, críticos. Era do tipo sincerona. E levou essa verdade para a obra pautada pelos boleros, pelas canções, pelos sambas (inclusive os do pai) e pelos sambas-canção, gêneros dominantes na discografia iniciada no colo do pai, em 1960, ano em que Nana gravou Acalanto (1957) com Dorival.
Nana Caymmi foi cantora de voz, suor e sentimento. Uma voz afinada, intensa e quente que nunca caiu no sentimentalismo. A emoção que saía daquela voz era densa e profunda, mas depurada, sem excessos melodramáticos. Sem poupar coração, a cantora construiu discografia lapidar a partir dos anos 1970, década dos álbuns Nana Caymmi (1975) e Renascer (1976).
Nana nunca fez um disco ruim ou mesmo mediano na trajetória fonográfica encerrada há cinco anos com o majestoso Nana Tom Vinicius (2020), em que deu voz ao cancioneiro de Antonio Carlos Jobim (1927 – 1994) e Vinicius de Moraes (1913 – 1980). Todos resultaram no mínimo bons, quase sempre excelentes.
Contudo, para quem quiser ouvir suprassumo dessa obra fonográfica, a dica é priorizar os álbuns gravados na EMI-Odeon e lançados na década magistral que foi de 1979 a 1989. Há pérolas raras em álbuns como Nana Caymmi (1979), Mudança dos ventos (1980), …E a gente nem deu nome (1981) e Chora brasileira (1985).
Nesses discos, há músicas menos conhecidas de compositores como Claudio Nucci, Fátima Guedes, Gonzaguinha (1945 – 1991), João Donato e Sueli Costa, entre outros.
A propósito, Nana nunca foi cantora de hits. E pagou preço por isso. Quando o mercado foi ficando mais refratário para cantoras de MPB, a partir da década de 1990, a artista teve que priorizar os discos temáticos. Mas fez todos com o mesmo rigor.
Na esteira do êxito comercial do álbum Bolero (1993), dedicado ao gênero que Nana aprendeu a amar quando morou na Venezuela e ao qual dedicou em 2000 um segundo álbum, Sangre de mi alma, a cantora lançou em 1994 o álbum A noite do meu bem – As canções de Dolores Duran (1994), formatado pelo produtor musical, José Milton, que acompanharia a cantora de 1993 até o songbook lançado em 2019 com músicas do compositor e pianista Tito Madi (1929 – 2018), uma das primeiras paixões musicais de Nana.
Todos esses discos são o legado eterno de Nana Caymmi, a que nunca teve censura, a que ninguém dobrou, mesmo quando os ventos mudavam, e não eram a favor da artista.
Sim, Nana Caymmi se eterniza hoje como uma das maiores cantoras do Brasil, uma intérprete cujo alcance do sentimento do canto foi alto. Porque, mais do que ser afinada Nana Caymmi sabia dar o sentimento adequado a cada verso que cantou com a respiração precisa. Nana Caymmi viveu o drama de cada música que gravou. Por isso foi, sim, grande, uma das maiores.

Fonte: G1 Entretenimento

Compartilhar. Facebook Twitter Telegram Email Copy Link WhatsApp

Mais Notícias

Investigado pela PF, MC Ryan SP diz que ‘deu ruim para quem focou no tigrinho’ após proibição das bets

setembro 26, 20260 Visitas

Luminosidade do cristal de Gal Costa reluz no 81º aniversário da cantora porque ‘coisas sagradas permanecem’

setembro 26, 20260 Visitas

Caetano Veloso faz ‘Coração vagabundo’ bater de novo ao louvar João Gilberto em música do álbum de Cézar Mendes

setembro 26, 20260 Visitas
BANNER LOCAL LATERAL
Top Posts

‘Achava normal’: Fezes em formato de ‘fita’ é um dos alertas para câncer colorretal; relembre fala de Preta Gil

julho 22, 2025518 Visitas

Veja outros looks polêmicos de Bianca Censori, esposa de Kanye West que apareceu nua no Grammy 2025

fevereiro 4, 2025389 Visitas

Lucas Lucco mostra o pênis em vídeo tomando banho, apaga post e diz ‘foi mal’

dezembro 18, 2024282 Visitas

Estupro em ponto turístico de Palmas ocorreu em frente à viatura e base de segurança; polícia investiga

fevereiro 18, 2026130 Visitas
Siga-nós
Facebook Instagram YouTube WhatsApp TikTok
Nosso App
© 2026 Rádio afiliada a Farcom Tocantins - www.farcomto.org

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.

galabet galabet giriş galabet güncel ngsbahis ngsbahis giriş ngsbahis güncel ngsbahis ngsbahis giriş ngsbahis güncel enbet enbet giriş enbet güncel ngsbahis ngsbahis giriş ngsbahis güncel enbet enbet giriş enbet güncel casibom casibom giriş jojobet jojobet giriş jojobet güncel ngsbahis ngsbahis giriş ngsbahis güncel casibom casibom giriş jojobet jojobet jojobet jojobet Ngsbahis Ngsbahis giriş Ngsbahis güncel ngsbahis ngsbahis giriş ngsbahis güncel jojobet jojobet giriş jojobet güncel jojobet fixbet fixbet giriş fixbet güncel giriş meritking meritking güncel meritking giriş meritking meritking güncel meritking giriş matbet matbet giriş matbet güncel matbet matbet giriş matbet güncel pusulabet pusulabet giriş pusulabet güncel pusulabet pusulabet giriş pusulabet güncel