Close Menu
  • Home
  • Notícias
    • Brasil
    • Tocantins
    • Entretenimento
    • Politica
    • Cidade
  • Nossa Cidade
  • Locutores
  • Programação
  • Fale Conosco
Facebook Instagram WhatsApp
Rio Verde FM sábado, 3 outubro
Facebook Instagram TikTok
Pedir Música
  • Home
  • Notícias
    1. Brasil
    2. Tocantins
    3. Entretenimento
    4. Politica
    5. Cidade
    6. Ver Todas

    ‘Quero contribuir com a Justiça e não mais com Bruno’, diz irmão do goleiro

    março 10, 2026

    Em depoimento, irmão de Bruno diz saber onde está ossada de Eliza

    março 10, 2026

    Polícia do PI cumpre precatória e ouve testemunhas no caso Eliza Samudio

    março 10, 2026

    Batalha de Rap Macapá terá duelos de rima e venda de comidas típicas no Mercado Central

    setembro 16, 2024

    ‘Achava que nunca mais teria uma vida ativa’, diz jovem que superou câncer e se tornou medalhista

    outubro 3, 2026

    Saúde, contas públicas e investimentos pautam disputa pelo governo do Tocantins

    outubro 3, 2026

    Ciclista morre após acidente envolvendo carro na BR-153 no Tocantins

    outubro 3, 2026

    Estudante de escola pública do TO é aprovada para o curso de medicina em seis universidades

    outubro 3, 2026

    Morte precoce de Karina Zeviani tira de cena uma cantora de voz elegante com vivência cosmopolita e internacional

    outubro 3, 2026

    Pabllo Vittar faz a festa da carne ao se jogar na pista de ‘Lost in lust’, álbum que dilui o ‘batidão tropical’ da artista

    outubro 3, 2026

    Stray Kids se junta ao BTS e decide não participar do Grammy após polêmica com nova categoria

    outubro 2, 2026

    Paramount e Warner Bros. vão operar sob o nome Skydance após fusão

    outubro 2, 2026

    Barroso autoriza Marcos Valério a cumprir pena no regime semiaberto

    setembro 16, 2024

    STF perdoa pena de mais dois condenados no mensalão do PT com base no indulto de Temer

    setembro 16, 2024

    Ministro do STF nega revisão de pena para Ramon Hollerbach no mensalão do PT

    setembro 16, 2024

    STF concede liberdade condicional à ex-presidente do Banco Rural Kátia Rabello

    setembro 16, 2024

    ‘Achava que nunca mais teria uma vida ativa’, diz jovem que superou câncer e se tornou medalhista

    outubro 3, 2026

    Saúde, contas públicas e investimentos pautam disputa pelo governo do Tocantins

    outubro 3, 2026

    Morte precoce de Karina Zeviani tira de cena uma cantora de voz elegante com vivência cosmopolita e internacional

    outubro 3, 2026

    Ciclista morre após acidente envolvendo carro na BR-153 no Tocantins

    outubro 3, 2026
  • Nossa Cidade
  • Locutores
  • Programação
  • Fale Conosco
Rio Verde FM
Home»Tocantins»Saúde, contas públicas e investimentos pautam disputa pelo governo do Tocantins
Tocantins

Saúde, contas públicas e investimentos pautam disputa pelo governo do Tocantins

outubro 3, 2026Nenhum comentário0 Visitas

Veja o debate entre os candidatos ao governo do Tocantins na íntegra
Sete candidatos disputam o governo do Tocantins para administrar o estado pelos próximos quatro anos. Durante quase três meses de campanha, Vicentinho Júnior (PSDB), Professor Walter (PSOL), Professora Dorinha (União Brasil), Siqueira Júnior (Democratas), Laurez Moreira (PSD), Ataídes Oliveira (Republicanos) e Du Pereira (DC) defenderam propostas principalmente nas áreas de saúde, educação, infraestrutura e desenvolvimento econômico.
Entre os temas mais recorrentes nas campanhas estiveram a melhoria dos serviços públicos, a descentralização do atendimento à população do interior, o equilíbrio das contas públicas, a redução da burocracia e a atração de investimentos para impulsionar a economia do estado.
📲 Clique aqui para seguir o canal do g1 TO no WhatsApp
Veja, abaixo, um balanço da trajetória política e das principais propostas apresentadas por cada candidato ao Governo do Tocantins durante a campanha eleitoral.
Ataídes Oliveira, Du Pereira, Laurez Moreira, Siqueira Campos Júnior, Professora Dorinha, Vicentinho Júnior, Witer Naves
Divulgação/ TSE/Instagram Du Pereira/Governo do Tocantins/TSE/Senado Federal/Reprodução/TV Anhanguera
LEIA TAMBÉM
Eleições 2026: veja todos os candidatos ao governo do Tocantins
Candidatos ao governo do Tocantins participam de debate na TV Anhanguera; veja a íntegra
Democrata inscreve nova chapa para disputar o governo do TO com Siqueira Campos Jr. e Capitão Osmar
Tribunal indefere registro da chapa do subtenente Luiz Carlos para disputar o governo do Tocantins
Ataídes Oliveira (Novo)
Ataídes Oliveira é candidato ao governo do Tocantins
Reprodução/TV Anhanguera
Advogado, contador e empresário, Ataídes Oliveira disputa o governo do Tocantins pelo Novo, tendo como vice a Subtenente Rosiléia Dias. Suplente eleito ao Senado em 2010, assumiu o mandato em definitivo após a morte do titular. Agora, volta a disputar o governo do estado após outras experiências eleitorais.
O plano de governo tem como eixos o combate ao que o candidato classifica como ineficiência da administração pública e à chamada “política de favorecimentos”. Entre as propostas estão o corte de despesas e o fortalecimento do livre mercado.
“O Tocantins dispõe de recursos naturais, potencial logístico e localização estratégica, mas carece de uma gestão ética, eficiente e transparente capaz de combater a corrupção, a política de favores e a má gestão para entregar resultados concretos ao cidadão”, está registrado na introdução do plano de governo.
Du Pereira (DC)
Du Pereira foi entrevistado no Jornal Anhanguera 1ª Edição
Reprodução/TV Anhanguera
Empresário com atuação no setor de energias renováveis, além de jornalista e radialista, Du Pereira concorre ao governo do Tocantins pelo Democracia Cristã. A disputa marca sua estreia nas urnas.
Em seu plano de governo, o candidato apresenta propostas divididas em 12 eixos temáticos. Entre os destaques está uma “matriz de conformidade jurídica”, para verificar a compatibilidade das propostas com as leis orçamentárias, como PPA, LDO e LOA. O programa também prevê um “Painel público de metas, obras e execução do Plano de Governo”.
Durante sabatina na TV Anhanguera, o candidato prometeu adotar ações nos primeiros meses de governo para mudar a situação da saúde no Tocantins. Segundo ele, os hospitais estão priorizando o atendimento a pacientes de outros estados.
“Porque o nosso estado recebe por esse atendimento, e deixando aqui os nossos filhos tocantinenses que contribuem, pagam os seus impostos aqui sem atendimentos. Às vezes, ficamos os nossos o nosso povo tocantinense meses na fila para fazer uma simples cirurgia, enquanto pessoas de fora estão usando aqui os nossos espaços, e o governo está recebendo por isso. Então, esse é um é um dos principais legados que nós vamos fazer”, afirmou.
Laurez Moreira (PSD)
Laurez Moreira (PSD) durante sabatina na TV Anhanguera
Reprodução/TV Anhanguera
Advogado e atual vice-governador do Tocantins, Laurez Moreira construiu sua trajetória política como vereador em Dueré, prefeito de Gurupi por dois mandatos consecutivos e deputado estadual e federal.
Em setembro de 2025, assumiu interinamente o comando do Executivo estadual por cerca de três meses, após uma decisão judicial que afastou o governador Wanderlei Barbosa. Laurez deixou o cargo após uma liminar do Supremo Tribunal Federal (STF) determinar o retorno de Wanderlei ao governo. Após o episódio, os dois passaram a ter um distanciamento político, embora tenham permanecido nos cargos de governador e vice-governador.
Na disputa pelo Palácio Araguaia, Laurez encabeça a chapa ao lado de Silva Neto (PSD), ex-comandante-geral da Polícia Militar do Tocantins. O plano de governo tem como pilares a descentralização administrativa e a participação social. Entre as propostas estão a conclusão das obras dos hospitais de Araguaína e Gurupi e medidas permanentes de desburocratização dos serviços estaduais.
Durante sabatina na TV Anhanguera, o candidato afirmou que há corrupção e desperdício de recursos. Defendeu que uma gestão técnica adaptada a cada unidade hospitalar vem acompanhada de uma crítica direta às contas estaduais: “O estado gasta muito mal. Tem um estado inchado no número de servidores que não são os que realmente precisa”.
Professora Dorinha (União)
Candidata Professora Dorinha (União)
Reprodução/TV Anhanguera
Professora universitária, senadora e ex-deputada federal por três legislaturas, Professora Dorinha é a única mulher na disputa pelo governo estadual e a candidata apoiada pelo atual governador, Wanderlei Barbosa (Republicanos).
Em sua trajetória administrativa, comandou a Secretaria de Estado da Educação em diferentes governos antes de construir sua atuação parlamentar no Congresso Nacional.
À frente da coligação que tem Atos Gomes (Republicanos) como candidato a vice-governador, Professora Dorinha realizou uma intensa maratona de viagens, percorrendo dezenas de municípios de diferentes regiões do estado.
Seu plano de governo aponta a baixa industrialização e os déficits de saneamento básico como desafios imediatos e defende o uso de metas técnicas de eficiência e transparência. O plano também cita o apoio de um Escritório Estadual de Projetos para viabilizar parcerias público-privadas e captar recursos.
“A governadora Dorinha vai ter seu jeito de administrar. As políticas implementadas e acertadas terão continuidade com aprimoramento e revisão e o que tiver que ser mudado será mudado”, declarou a senadora sobre a condução de um eventual mandato.
Professor Witer Naves (PSOL)
Candidato Professor Witer Naves foi entrevistado no Jornal Anhanguera 1ª Edição
Reprodução/TV Anhanguera
Docente e dirigente partidário, Professor Wlter Naves concorre ao Palácio Araguaia pela Federação PSOL-REDE, tendo como vice a servidora pública Lucia Viana (PSOL).
Em sua primeira disputa eleitoral, o candidato estruturou a campanha a partir de críticas aos modelos tradicionais de gestão. Segundo ele, a expansão das fronteiras do agronegócio contribuiu para a concentração de renda e acentuou as desigualdades entre os municípios.
O plano de governo, intitulado “O Tocantins de Toda Nossa Gente”, organiza as propostas em torno de três princípios: “O Direito da Gente”, “O Bem-estar da Gente” e “O Bem-querer da Gente”. A plataforma propõe uma reconfiguração da administração pública para integrar serviços e ampliar a participação popular nas decisões.
Durante entrevista à TV Anhanguera, o candidato defendeu a integração entre as secretarias.
“Nós vamos criar uma política de governança da qual nós teremos a totalidade do estado, e não caixinhas que não dialogam, com secretarias que não dialogam. Todas as secretarias estarão dialogando, e é dentro dele que nós vamos ter o sentimento de amor ao estado do Tocantins e, evidentemente, o respeito do estado para com o cidadão. Isso é o nosso governo”, afirmou.
Siqueira Campos Júnior (Democrata)
Siqueira Campos Junior é candidato ao governo do Tocantins
Reprodução/TV Anhanguera
Empresário, Siqueira Campos Júnior assumiu a liderança da chapa do partido Democratas, tendo Capitão Osmar como candidato a vice-governador, após o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) indeferir o registro da candidatura original da legenda em setembro.
Filho do fundador e ex-governador Siqueira Campos e irmão do atual prefeito de Palmas, o candidato entrou na disputa mobilizando a memória da formação do estado e a trajetória de sua família na política tocantinense.
Siqueira Campos Júnior registrou a candidatura no dia 4 de setembro, quando a campanha eleitoral já estava em andamento.
O plano de governo registrado na Justiça Eleitoral tem sete páginas, organizadas em 16 pontos estratégicos. A plataforma defende o municipalismo ativo, a realização de governos itinerantes e o fortalecimento de consórcios regionais para ampliar o alcance dos serviços públicos às localidades mais distantes da capital, com rigor fiscal e transparência.
“A minha infância eu passei praticamente dentro de um caminhãozinho com meu pai, rasgando a Belém-Brasília sem terra. E daquele tempo para cá a gente viu muita coisa acontecer. Tocantins foi se fortificando, aquele caminhãozinho acabou virando uma Palmas da vida”, ressaltou o candidato ao explicar as razões pessoais para entrar na disputa.
Vicentinho Júnior (PSDB)
Vicentinho Júnior (PSDB) foi entrevistado no JA1
Reprodução/TV Anhanguera
No terceiro mandato consecutivo como deputado federal, Vicentinho Júnior concorre ao governo do Tocantins em uma chapa que tem o deputado estadual Amélio Cayres (MDB) como candidato a vice-governador.
Com passagens por diferentes legendas e atuação anterior na Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados, o parlamentar licenciou-se temporariamente do mandato federal em 2024 para chefiar a Secretaria Extraordinária de Ações Estratégicas do Tocantins.
O plano de governo tem como diretrizes o fortalecimento do agronegócio, o estímulo à iniciativa privada, o equilíbrio fiscal e a redução da burocracia para empreendedores do campo e das cidades. Entre as propostas, o candidato prevê a construção de 50 novas escolas de tempo integral, em um modelo no qual a iniciativa privada executaria as obras e o Estado remuneraria a estrutura ao longo do tempo.
Durante entrevista à TV Anhanguera, o candidato disse que pretende manter cotas para pessoas com deficiência, comunidades tradicionais e indígenas nos concursos, mas defendeu que o Estado também crie condições para a autonomia financeira da população.
“O que cabe ao Estado fazer eu farei, mas não exija que queira ser um governador para ter o tocantinense dependente da máquina estatal. Quero dar liberdade econômica”, afirmou.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.
Compartilhar. Facebook Twitter Telegram Email Copy Link WhatsApp

Mais Notícias

‘Achava que nunca mais teria uma vida ativa’, diz jovem que superou câncer e se tornou medalhista

outubro 3, 20260 Visitas

Ciclista morre após acidente envolvendo carro na BR-153 no Tocantins

outubro 3, 20260 Visitas

Estudante de escola pública do TO é aprovada para o curso de medicina em seis universidades

outubro 3, 20260 Visitas
BANNER LOCAL LATERAL
Top Posts

‘Achava normal’: Fezes em formato de ‘fita’ é um dos alertas para câncer colorretal; relembre fala de Preta Gil

julho 22, 2025518 Visitas

Veja outros looks polêmicos de Bianca Censori, esposa de Kanye West que apareceu nua no Grammy 2025

fevereiro 4, 2025389 Visitas

Lucas Lucco mostra o pênis em vídeo tomando banho, apaga post e diz ‘foi mal’

dezembro 18, 2024282 Visitas

Estupro em ponto turístico de Palmas ocorreu em frente à viatura e base de segurança; polícia investiga

fevereiro 18, 2026130 Visitas
Siga-nós
Facebook Instagram YouTube WhatsApp TikTok
Nosso App
© 2026 Rádio afiliada a Farcom Tocantins - www.farcomto.org

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.

meritking meritking giriş meritking güncel giriş meritking meritking giriş meritking güncel giriş matbet matbet giriş matbet güncel giriş matbet matbet giriş matbet güncel giriş pusulabet pusulabet giriş pusulabet güncel giriş pusulabet pusulabet giriş pusulabet güncel giriş Onwin Onwin giriş Onwin Onwin giriş ngsbahis ngsbahis giriş ngsbahis güncel ngsbahis ngsbahis giriş ngsbahis güncel enbet enbet giriş enbet güncel ngsbahis ngsbahis ngsbahis giriş ngsbahis güncel enbet enbet giriş enbet güncel extrabet extrabet giriş extrabet güncel giriş onwin onwin giriş onwin güncel giriş onwin bonus onwin kayıt holiganbet holiganbet giriş holiganbet güncel giriş marsbahis marsbahis giriş marsbahis güncel giriş marsbahis marsbahis giriş marsbahis güncel giriş jojobet jojobet giriş jojobet güncel giriş onwin onwin giriş onwin güncel giriş bets10 bets10 giriş bets10 güncel giriş Onwin Onwin giriş Onwin güncel giriş betsmove betsmove giriş betsmove güncel giriş betwoon betwoon giriş betwoon güncel giriş marsbahis marsbahis giriş marsbahis güncel giriş jojobet jojobet giriş jojobet bonus crikzo.com Meritking Meritking giriş Meritking güncel giriş casibom casibom giriş casibom casibom giriş fixbet fixbet giriş fixbet güncel giriş